Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Uma Ideia Genial

Oi Gente,

    Eu estou trabalhando em uma escola aqui em Brasília e a coordenadora me chamou para fazer uma apresentação do projeto, e fiz uma coisa bem simples,  mostrei como passamos o conteúdo, falei sobre a Bailarina, sobre o Relógio, a Máquina de Funções, dei sugestões sobre colocar algumas dessas atividades nas aulas, falei sobre a necessidade de não dar as respostas, de dar tempo as crianças, sobre como a abordagem pedagógica é maravilhosa, de que a TIM nos Financia , após toda a parte teórica fui para a prática então dei para as professoras a atividade do Labirinto para elas resolveram foi bem divertido, e no caso do labirinto sem solução uma professora sugeriu uma saida saindo do labirinto =] foi legal ver o interesse das professoras.
   Durante a reunião as professoras falaram o quanto as crianças adoram o projeto, o quanto elas elogiam, e como até mesmo os pais vieram falar sobre o trabalho do Círculo, então elas me questionaram se ano que vem o projeto vai continuar na escola, questionamento que as crianças já tinham me feito, então falei que dependiamos da TIM que os coordenadores dos projetos entregaram relatórios e uma das professoras teve uma ideia muito interessante,


    "E se os alunos fizessem relatos sobre o projeto, com um espaço para o nome das crianças, idade e ano, um retangulo para que elas possam desenhar sobre o projeto e abaixo linhas, para que elas próprias possam fazer o relato."


   Eu pensei, genial, assim as próprias crianças podem dizer o que pensam sobre o projeto, o que tem tudo a ver com o projeto, é dar o poder as crianças de dizerem o que pensam e além disso, a ideia veio de uma professora, ou seja estamos sendo reconhecido por eles, eu sou muito agradecida pela chance de estar ao lado de professores tão atenciosos e que estão me ajudando tanto com sugestões e troca de experiencias.

Eu achei a ideia muito legal, e acredito que o relato dos alunos e professores e pais vale mais que dezenas de relatórios, então seria muito legal se fizessemos isso com os nossos alunos.

Daniela Motta

3 comentários:

  1. Oi Daniela, realmente uma ótima ideia para mostrar para o Instituto TIM quanto os alunos apreciam o projeto, e também pais e professores. Vamos pensar como implementar. Parabéns pela sua apresentação do projeto!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia também Dani, até porque o Círculo é para e por essas crianças. Ninguém melhor do que elas mesmas para dizer: gostei ou não gostei dessas aulas diferentes ?!?! É dessa forma que sabemos se até mesmo aquela criança que porventura não participar de nenhuma das aulas de forma ativa, acha que aquilo está sendo importante para ela ou não. Beijo! :)

    ResponderExcluir