Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Divulgando o Círculo da Matemática

Olá pessoal!!

Recebi um convite da supervisora pedagógica das séries iniciais da minha escola para que eu fizesse uma apresentação aos professores sobre o projeto O Círculo da Matemática do Brasil. Na semana passada, tive um espaço na reunião de planejamento dos professores das séries iniciais da escola para divulgá-lo. Neste dia, iniciei mostrando o vídeo institucional e, em seguida, falei sobre a abordagem, a preparação dos professores, a implementação e desenvolvimento do projeto em todo o país, etc. Os professores tiveram muito interesse em todas estas questões, mas ficavam desconfiados e não conseguiam entender questões relacionadas a abordagem em si. Neste momento, resolvi mostrar o vídeo de uma das minhas aulas, casualmente passei o vídeo da atividade da escada, que mostrei no encontro da segunda capacitação do projeto.
Enquanto os professores assistiam ao vídeo, foi interessante notar suas expressões faciais, os acenos positivos que faziam com a cabeça e o sorriso no olhar que demonstravam ao cruzar com o meu.  Ficaram encantados com a possibilidade de abordar os números negativos com alunos das séries iniciais.
Quando o vídeo terminou, perguntaram seu eu tinha mais vídeos e queriam saber mais e mais sobre a metodologia.  Neste instante, senti falta de um vídeo da aula do Bob e da Ellen legendado. Pois, se eles ficaram impressionados com a aula de uma professora iniciante, imagina se vissem os Kaplan!
A partir deste momento, o Círculo da Matemática do Brasil passou a ter total reconhecimento e respeito pelos professores da minha escola. É verdade que o projeto foi muito bem recebido na escola, mas depois que houve um espaço para que os professores pudessem ver uma aula do Círculo da Matemática o reconhecimento foi incrível. me senti uma popstar da educação.
Já se passou uma semana desde este dia e, ainda hoje, houve um colega que me viu e fez questão de me dar um abraço dizendo: "Parabéns pelo projeto!".
É muito bom fazer parte do Círculo da Matemática do Brasil!!!

Viviane

Nenhum comentário:

Postar um comentário