Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

domingo, 17 de novembro de 2013

O Lego e a multiplicação

Nessa semana resolvi trabalhar com multiplicação. Em uma escola, distribuí uma folha branca para que eles desenhassem prédios, fiz algo parecido com o que o pessoal de São Paulo fez. Funcionou. À exceção de uma turma, que não consegue se concentrar, deu tudo certo; em uma das turmas a fizemos um prédio 20x20, porque eles pediram. 
Na outra escola, porém, construir os prédios não foi muito bem aceito. Nessa escola a sala tem muitos brinquedos, fator que os dispersa e eles sempre me pedem para brincar. Alguns até pegam os brinquedos sem eu ver. Em uma dessas ocasiões, um menino do 2º ano pediu para usar o Lego. Eu então tive a ideia de usar multiplicação com o Lego. O que fizemos foi simplesmente contar as bolinhas. Esse menino ficou muito feliz, eu nunca tinha o visto participar tanto. Resolvi dar uma peça para cada um e ele pediu para ajudar a distribuir. Então eu fazia cada um levantar. Se dois levantassem, quantas bolinhas teríamos? E se três levantassem? A cada pessoa que levantava eu anotava no quadro e perguntava como ia ser a conta. Fomos fazendo para cada peça maior de Lego. No final, esse menino não se continha de felicidade, disse que multiplicação era muito legal. Eu também acabei por não me conter de felicidade.

Jessica de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário