Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Pizzas na reta da bailarina

Semana passada, em algumas das minhas escolas, decidi (com muito receio) começar a trabalhar a divisão com meus alunos de terceiro ano. Decidi usar uma ideia que eu mesma acho muito interessante: a ideia de que entre números há infinitos outros números.
Comecei a aula dizendo: "vocês lembram daquela régua gigante onde tinha uma bailarina/robô/Anitta/Fazendeiro? Então, agora vamos colocar pizza nessa régua. Por exemplo, se uma pizza vai no número 1, duas pizzas vão no...?" e as crianças respondiam que era para colocar no 2. E assim eu ia indo para que eles conseguissem entender a lógica.
Mas aí vem a parte difícil: "e se eu comer metade da pizza, onde eu ponho a outra metade?". Em uma das escolas eles logo me responderam que eu deveria colocar entre o 0 e o 1, mas na outra eu demorei bastante para direcionar o pensamento deles.
Me usei do seguinte diálogo:
"-Fulano, tu prefere comer meia pizza ou nenhuma pizza?
-Prefiro comer meia pizza!!!
-Então essa meia pizza é mais ou menos do que 0 pizzas?
-Mais!
-E ela fica antes ou depois do zero aqui na régua?
-Depois.
-E tu prefere comer meia pizza ou uma pizza inteira?
(...)"

O que mais me impressionou nessa aula foram as observações que os pequenos fizeram (todas anotadas no quadro) e a pergunta de um de meus alunos: "sora, se a gente começasse a cortar sem parar a gente ia parar algum dia ou ia ser infinito?"

A "pizza" grande de cima foi usada para meu aluno tentar me explicar sua teoria sobre cortes infinitos.






Um comentário: