Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Bailarina...Bob Esponja...Batman... Pou...

Até onde vai a criatividade de uma criança?

Difícil responder, mais tão maravilhosa de ser explorada! Isso mesmo ''explorar'' a criatividade de uma criança nos leva ao mundo distante do que imaginamos existir.
Essa semana descobrimos os números negativos de diversas formas:
-''O Bob Esponja encontrou o Patrick e foram juntos para o Siri Cascudo, mas ele esqueceu a espátula para fazer os hambúrgueres de Siri e voltou pra casa dele.''
-''O Pou foi andando para o lanche e voltou pra fazer exercícios pois ele engordou muito.''(Desculpem a ignorância, mas não conhecia esse jogo ''Pou'' o que deixou a aula muito mais interessante pois de fato eles que conduziram tudo)
-''O Batman foi pra Gotan City e voltou em casa pra buscar o batmóvel.'' (Lembrando do relato de Priscila Pires)
Tudo é válido quando o objetivo é estimular a participação do aluno em sala de aula!
Interessante citar um de meus alunos ligou a existência dos números negativos com a 2ª questão do questionário (Sobre a sala que tem 3 pessoas e saem 7...), e quando perguntei pra ele o motivo dessa conclusão ele me respondeu: ''Já que existe número negativo, naquela pergunta eu vou conseguir tirar 7 de 3, mas não sei como!''.
Quase chorei de emoção, mas resolvi não aprofundar (não sei se fiz certo) pois ainda vou introduzir a adição e subtração com os pontos explosivos.



Atenciosamente,

Carlos Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário