Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Comprando "fiado" e os números negativos

     As crianças com que trabalho vem de bairros da periferia e em todas as salas quando eu perguntei se eles conheciam algum lugar que vende "fiado" existia pelo menos um aluno familiar ao conceito e que estava bastante disposto a me contar como "dá pra comprar geladinho e a tia marca o seu nome, mas você tem que pagar depois", é interessante porque em partes mais centralizadas de São Paulo já não existe esse tipo de prática e essa referência deixa de funcionar.

     Muito bem, depois do "tem algum número antes do zero?" ser respondido com "não". E depois de perguntar sobre lugares que vendem coisas sem que você precise de dinheiro na hora, tento a pergunta "Será que dá pra ter menos dinheiro que nada?", e uma criança familiarizada com essa coisa do "fiado"entende muito bem a idéia de ter 5 reais na mão e eles não servirem pra nada, porque esses 5 reais são pra pagar coisas que ela já comeu, mesmo assim essa pergunta costuma dividir a sala e a gente ganha pano pra discussão.

     Pra solucionar um pouco essa discussão uso uma pergunta direcinadora "Tá bom, o que será que é melhor? Não ter dinheiro nenhum ou não ter dinheiro nenhum e estar devendo pra tia do geladinho?". Nesse ponto eu até consigo umas respostas criativas, como a ideia de ir ao banco pegar mais dinheiro porque você está sem (elas tem observações muito boas), mas no geral eu consigo que elas entendam que dever dinheiro  é pior que ter dinheiro nenhum e que então dá pra ter menos dinheiro que nada...  Aí eu faço uma tabelinha pra fazer contas, e dou um jeito de aparecer o mesmo número no final, assim

Tenho    Gasto    Sobra
                                                     8          4           4
                                                     2          6           4 (devendo)

Aí a gente discute sobre o quão diferentes são esses dois quatros e como se a gente for usar isso muito vai dar preguiça de escrever "devendo"na frente do número... Então seria bom arrumar outro jeito de escrever...

Com as minhas turmas esse jeito funcionou muito bem, depois inclusive retomei a idéia da bailarina pra colocar os números negativos na linha.

Adicinalmente descobri que meus alunos de primeiro ano não estão preparados pra brincar com o labirinto ):
Mas as notícias são positivas essa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário