Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

domingo, 10 de novembro de 2013

Talvez a solução seja outra...

Esse caso pra mim ia passar desapercebido e talvez eu não contaria, mas eu achei muito importante contar depois que li o post do Flavio Comin. Eu tenho um aluno que nunca ficava dentro da minha sala e nunca queria ir para as aulas do circulo, ele é de longe o aluno mais problemático dentro da escola, todos os jugam pelo comportamento. Sempre briga tanto nas minhas aulas quanto nas aulas dos outros professores, causa a discórdia.
 Nessa semana, eu tive a ideia de convidá-lo para assistir uma aula do circulo com uma turminha de outra serie, meu medo era grande pois os alunos eram menores que ele. A atividade dessa semana era a do sanduíche e como eu disse em outro post no começo da semana: eles mesmo que estavam fazendo seus próprios cortes, sempre seguindo minhas orientações. Esse aluno ficou ate o fim da aula, participou bastante, e ao contrário de outras aulas ele me ajudou na coordenação da turma: pedindo silêncio, distribuindo folhas, tesouras e os lápis de cores. 
O que podemos perceber é que o voto de confiança dado a uma criança é valioso, ela se sente importante e é isso o que importa pra ela nessa fase da vida, se sentir importante, mesmo que realmente não seja, leve em consideração que muitas delas não tem total atenção em casa, que muitas vezes não sabem o que é uma palavra de carinho, não sabem o que é ser respeitado e por isso chegam na sala de aula maltratando colegas e professor. A evolução que essa criança esta tendo talvez seja a minha maior vitoria dentro do circulo. Mas, porque ele participou mais em um ambiente com pessoas que não convivem com ele diariamente? Seá que ele se sentiu mais seguro? Não sei.Só sei que eu tenho certeza que no fim eu irei vê-lo relatando sua participação no Circulo da Matemática no Brasil. 

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