Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Matemática pode ser tão divertida quanto um momento de intervalo


Minha experiência na escola tem confirmado essa afirmação. As vezes, durante o momento de intervalo as crianças me procuram querendo saber quais delas serão chamadas para as aulas. Elas perguntam: -"Hoje é nosso dia com as aulas de matemática? hoje a gente vai construir uma máquina, como na semana passada?". Fico triste ao perceber que as vezes, outra turma será atendida no dia, mas sempre respondo: -" o dia da turma de vocês é tal (digo o dia) dia." Fico feliz em ver, que mesmo nos intervalos, as crianças me perguntam e as vezes conversam comigo sobre as atividades que a gente desenvolveu durante as aulas. Eu percebi, que a matemática tem se tornado para muitas delas, divertida tanto quanto o momento de intervalo. 

E o que falar da hora da saída?

Bem, esse momento é esperado por muitas crianças, que já correm para o portão com o anseio de chegar logo em casa. Mas pude presenciar algo interessante semana passada. Eu estava com a última turminha do dia e já era 17:00 da tarde e o alarme de saída já estava prestes a disparar. E elas não saíam da sala e continuaram a conversar comigo sobre a máquina de funções. Elas me diziam: -" Na próxima semana a gente pode criar as próprias regras? Fulano desenha a máquina e outro cria a regra". Eles desejaram forma duplas para que em cada dia um pudesse desenhar uma máquina e o outro criar a regra para a turma descobrir. Eu achei interessante ver que eles estão percebendo que podem se divertir com matemática. E essa diversão ultrapassa os horários pré-estalecidos pela escola ou horários escolares, como o horário do intervalo e da saída.

Karolynne Barrozo - Fortaleza- Ceará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário