Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O inteligente e o burro

Na aula de hoje, numa das turmas que começaram mais tarde, estando apenas na sua terceira aula, estávamos fazendo a brincadeira do relógio.

Numa das tantas pesquisas de opinião sobre quais número iriam e quais não iriam funcionar, a turma toda votava que o 7 não funcionaria. Apenas um dos alunos, que para a turma é extremamente quieto, e por ter entrado na escola no decorrer do ano, é considerado "fora do grupinho", disse que o 7 funcionaria sim. Uma das colegas, reforçando o estigma da sala de aula dos burros e inteligentes, logo gritou "burro".

Então eu parei a aula, não para xingar, mas para ponderar sobre isso. Por ter seu perfil na turma traçado como burro, o aluno, antes mesmo de estar realmente estar certo ou errado, já é taxado de burro. Então eu disse a turma para que refletisse.

Burro não é quem erra, burro é quem diz "não sei e não quero aprender". Existem mais coisas que qualquer um de nós não sabe do que coisas que sabemos, mas o espírito de sempre querer aprender, não importa o quão difícil seja, esse espírito separa o inteligente do burro.

O único "burro", é o que tem medo de aprender. Então eu disse ao aluno que ele estava no caminho certo por estar se esforçando, e não é que depois a turma inteira descobriu que ele estava certo mesmo?

Eu sei que eu aprendi algo hoje.

E vocês?

Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário