Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Resumo da Semana

Cada semana temos que lidar com o inesperado em sala de aula. Por mais que pensemos em organizar uma aula, com a respectiva atividade a ser trabalhada e os raciocínios a serem desenvolvidos com os alunos, descobri que isso não é o mais importante.

Tendo em vista a ampla abertura que damos aos alunos para participarem com perguntas a todo o momento, percebo que esse espaço tem se tornado muito valioso para que as crianças perguntem dúvidas que até então inquietavam elas na sala de aula (e não as aulas do Círculo). Na semana passada, uma aluna insistiu em perguntar sobre um problema que a professora regular tinha dado para a turma e que ela não havia entendido muito bem. Vendo a vontade com que ela me questionava, eu aproveitei a aula para trabalhar o problema em questão com toda a turma. O assunto era similar com um dos problemas do questionário 1. Nesse momento pudemos retomar a questão do questionário, bem como debatermos sobre o problema matemático da aluna. No fim, todos sairam da aula satisfeitos. E isso só foi possível devido a situação não prevista inicialmente, mas que foi muito oportuna, pois manteve a turma focada, atenta e, principalmente, participativa na aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário