Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Alunos agitados

Hoje a primeira aula do 3º ano foi muito conturbada, pois os meninos haviam voltado do intervalo! Estavam muito inquietos! Eu comecei a aula, na hora de responder o que eu perguntava, todos respondiam, mas eles gritavam e gritavam muito alto! Eles gritaram acho que umas 3 vezes que perguntei, e eu sempre pedindo pra eles falarem mais baixo. Quando vi que realmente eles não iriam parar de gritar, sentei e disse que precisava conversar com eles! Falei que nós estávamos perdendo muito tempo com a bagunça e a gritaria. Falei que eles poderiam não vir se eles não gostassem da aula. Falei que eles iriam gostar da aula se prestassem mais atenção e ficassem quietos, mas não calados. Mencionei também o quanto a participação de todos é importante, e que eu iria ouvir a resposta de todos eles, mesmo se eles falassem normalmente igual ao tom de voz que eu estava usando. Perguntei se eles sabiam quanto tempo de aula ainda tínhamos, eles não sabiam! Nós tínhamos apenas 10 minutos. Depois todos se acalmaram e começaram a prestar mais atenção na aula, tudo transcorreu muito bem! Inclusive tirei uma foto quanto a maioria estavam no quadro tentando resolver! Todos estavam querendo participar e ir na lousa ajudar o colega a fazer. Os 10 minutos finais valeram muito, espero que na próxima aula eles continuem desse jeito! (Não reparem a luz, é apenas o sol! rs)

Alunos do 3º ano fazendo contas com os pontos explosivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário