Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

domingo, 10 de novembro de 2013

Um "outro" círculo

Em uma de minhas turmas, na semana passada, presenciei uma situação que me chamou a atenção... Em algumas escolas tenho alunos que apresentam comportamento agressivo para com seus colegas, mas nessa turma de semana passada presenciei uma situação difícil envolvendo quase todos os alunos. O aluno A começou a falar coisas desagradáveis para uma colega (B) que aparentemente havia sentado em "seu" lugar. Quando pedi que parasse, logo reclamou e disse mais coisas ofensivas para ela. Enquanto a aula prosseguia, outros alunos começaram a implicar com a colega B cada vez que ela participava da aula... diziam :"ela é muito baixinha, nem pode escrever direito no quadro", ou "a mãe dela não ensinou ela direito". Logo intervi perguntando "vocês gostariam que alguém dissesse isso a respeito de vocês?", todos balançaram a cabeça negativamente, e a aula prosseguiu mas, agora sem muitas participações, estavam todos "aborrecidos". Resolvi terminar a aula mais cedo e propus um "outro círculo". Todos sentaram em roda perto de mim para que pudéssemos conversar. Comecei perguntando "Hoje aconteceram algumas coisas que não foram legais em nossa aula... alguém quer falar sobre isso?". Vários alunos começaram a falar sobre como a aluna B era chata, que sempre queria chamar a atenção e implicava com eles. Olhei para a aluna B que permanecia calada e perguntei "Você também gostaria de falar algo?". Ela respondeu com lágrimas nos olhos "todos aqui têm irmãos, mas eu não tenho. Então tento fazer amigos para brincarem comigo, mas ninguém gosta de mim!". Olhei para os outros alunos que pareciam "chocados" com o discurso e perguntei "agora, mais alguém gostaria de falar algo?". Houve um tempo de silêncio, então um dos alunos disse "eu gostaria de pedir desculpas", todos, sem exceção, disseram "também queremos pedir desculpas para B". A menina (B) sorriu e, enxugando suas lágrimas, disse: "eu desculpo vocês!" e todos quiseram dar um abraço coletivo. Nesse ponto, a aula havia terminada e fizemos uma fila para voltar para a sala de aula. Olhei para trás e precisei sorrir... todos estavam em fila e B estava tentando pegar sua mochila, um dos alunos foi até ela e perguntou "posso te ajudar?", ela disse "sim", então ela carregou sua mochila até a sala de aula.

Essa cena não sai de minha mente. Durante esses dias parei muitas vezes para refletir sobre a importância de realmente escutarmos uns aos outros. Quantos julgamentos precipitados e situações difíceis poderiam ser evitados se simplesmente ouvíssemos o próximo? Isso é algo fantástico nos Círculos da Matemática! Temos tido a oportunidade de escutar nossos alunos, e ouso dizer, que essa experiência tem me mudado e também mudado aqueles que tem começado a falar o que realmente está em suas mentes e corações.

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