Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

sábado, 23 de novembro de 2013

Atividade da panqueca - modificação

Apliquei a atividade da panqueca em algumas turmas e senti dificuldade em fazê-las entender o objetivo da atividade: conseguir o máximo número de pedaços a cada corte. O que aconteceu com frequência foi o seguinte diálogo:

- Vamos fazer o terceiro corte na panqueca.

- Deu 6.

- Dá pra fazer mais pedaços com 3 cortes?

- Dááá!

- Como?

Alguns alunos começam a cortar indefinidamente a panqueca até haver pedaços suficientes para que a gente se perca contando-os.

Outros alunos, desde o início, preocupam-se com o fato de os pedaços não serem iguais, e tentam cortar a panqueca como cortariam uma pizza. Por isso, sugeri que eles trabalhassem um problema diferente, marcando o número de cortes que produz pedaços de tamanhos iguais (por exemplo, um corte produz 2 pedaços de tamanhos iguais, dois cortes produzem 4 pedaços de tamanhos iguais, etc). Claro que quando chegam a cortes maiores, fica difícil determinar se os pedaços são iguais, mas a ideia seria montar uma tabela (número de cortes vs. produz pedaços iguais?) e ver se eles conseguem chegar por si mesmos a um padrão para os números de cortes que produzem pedaços do mesmo tamanho. Outra ideia seria cortar a panqueca como uma pizza e anotar numa tabela o número de pedaços que cada número de cortes produz.

Que outros problemas podemos trabalhar com a panqueca?

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