Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Um caso diferente

Olá a todos!

Hoje eu ia mostrar algumas fotos de turmas falando um pouco delas mas como acabei perdendo meu celular consequentemente perdi as fotos então hoje vou falar um pouco de algo que me surpreendeu.
Na semana passada entrei com uma turma de terceiro ano, os alunos estavam "a todo vapor", pulando, falando, fazendo de tudo e uma garota se destacava na bagunça, quase nada que eu tentava surgia algum efeito para ela, e só foi piorando a nossa situação, em um momento na sala de aula ela começou a me desrespeitar com algumas ofensas e eu acabei tomando medidas mais drásticas conversando com a orientadora. Hoje ao iniciar a semana eu já sabia que ela estaria na turma de terceiro ano do dia e fiquei me questionando o que fazer com aquela turma porque além de a atividade da bailarina não obter tanto sucesso fazendo as crianças ficassem entediadas, a garotinha estaria entre elas pronta pra bagunçar de todo o modo a aula. E foi exatamente isso que eu encarei quando eles entraram, a garota chegou falando que preferia assistir a aula dela normal (raro entre os alunos) e que se ela continuasse na sala ela bagunçaria de todas as formas. Foi então que eu resolvi mudar de tática e juro que não foi fácil porque a garota tentava pegar os livros (a sala de aula que eu ensino eles é a biblioteca e sala de apoio pedagógico), arrastava a cadeira e tentava fazer com todas as formas que eu me estressasse com ela. Resolvi ignorar, atento mais a turma (hoje fiz os pontos explosivos e eles amaram). No final da aula ela já prestou atenção e em certo momento até deu as respostas corretas (além da participação com os números). Fico muito feliz que a situação tenha se resolvido porque ela realmente foi uma das alunas que criou mais problema e resolvi compartilhar porque sei que deve ter muita gente aqui com esse problemas e como eu meio inexperiente no quesito das aulas então imagino que seja de alguma ajuda.

Abraços,
Catarina Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário