Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Multiplicação com os pequenos

Olá a tod@s!

Hoje, eu e a Janaína fizemos uma aula juntas com as nossas turminhas de 1° e 2° anos. Baseadas nas idéias do colega Gustavo, de Brasília, queríamos introduzir o conceito de multiplicação.
Como já conversamos no segundo workshop com o Bob e com a Ellen, para os pequenos, a utilização de papel é muito valiosa: eles se concentram mais e ficam mais focados no que estamos falando.
Cada criança recebeu o seu pedaço de papel e nós nos apresentamos como engenheira Janaína e arquiteta Vanessa.
Queríamos construir prédios!
Começamos com um prédio de um andar, com duas janelas, depois com dois andares. "Quantas janelas nós teremos?" até 8 janelas, eles conseguiam "chutar" certo, antes de desenharmos.
Por aí, nós paramos e voltamos aos prédios construídos.
" Aqui temos duas janelas", "Aqui temos 2+2 = 4 janelas", "Aqui temos 2+2+2+2 = 8 janelas"...
Neste momento, nas duas turmas em que aplicamos a aula, eles querem fazer prédios grandes! Logo, começam a surgir as propostas: "Um prédio de 16 andares!", de 20, de 32!
Os alunos que mais necessitam do apoio do papel, neste momento, já haviam copiado alguns prédios.
Outros, agora começavam a desenhar prédios enormes nos seus papéis.
A nossa próxima questão era: "Como vamos escrever quantas janelas têm no prédio de 16 andares, por exemplo?", "2+2+2+2+2+2+2..." E a conta vai ficando grande...
A gente diz que cansou de escrever 2, alguns alunos se oferecem para continuar a escrever...
"Quantas vezes temos que escrever 2?"... E aí aparece a multiplicação, sempre escrevendo a palavra VEZES e pedindo que eles tentem acertar o número de janelas, antes de contar...
Ao fim, um aluno queria um prédio de 16 andares com 4 janelas em cada andar (e chutou que iam ter 32 janelas)! Outra fez um prédio de dois andares, mas com 5 janelas ( e ficou desconfiada, porque um prédio tão baixo podia ter tantas janelas...)!
Foi uma atividade que correu bem!  Eles se divertiram e nem perceberam que estavam fazendo contas!

Alguns poucos conheciam o símbolo para a multiplicação mas o conceito é, normalmente, ensinado tão superficialmente que eles nem associavam o "nosso" VEZES com o que eles já tinham visto!





5 comentários:

  1. Que legal meninas!!! Parabéns! Acho que vou utilizar a ideia de vocês também... haha :)

    ResponderExcluir
  2. kkk.... foi muito legal...obrigada meninas... e detalhe na primeira foto... "carinha de orgulho" da Vanessa...kkk bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a aula, gurias!!! Vou fazer isso com os meus círculos. Obrigada por compartilhar. :D Bjs

    ResponderExcluir