Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

sábado, 16 de novembro de 2013

"Fazendo Matemática" sem saber !

Olá ! Durante a semana do dia 11/09, apliquei duas atividades em diferentes turminhas, em uma delas foi a vez da escada que para a minha grande satisfação os meninos adoraram ! O que achei engraçado é que em momento algum eles vêem que estão "fazendo Matemática" porque sempre que me encontram pelos corredores, eles perguntam sempre: "tia, vai brincar com a gente hoje né?" ou então "tia, pegue a gente vá porque lá na sala a gente fica sem fazer nada...". É mole? O bom é que numa hora dessas as professoras graças a Deus não estão por perto senão esse meu estágio não duraria uma semana sequer ! Mas a gente sempre achar uma resposta para convencê-los de que a sala também é legal, ou pelo menos tentamos fazer isso. Bom, essa semana trabalhei a atividade da escada com eles e foi realmente bastante satisfatória. Eles entenderam direitinho e em uma das turmas, um dos alunos repetentes (tem 15 anos) percebeu que quando eu tinha os sinais iguais eu somava os números e o sinal permanecia e quando eram diferentes, eu os subtraía e permanecia o sinal do número maior. Eu não esperava por essa ! Já na outra escola, o que tomou a vez foi o labirinto, já que faltaram alguns alunos e os demais estavam muuuuuito agitados e seria melhor trabalhar com eles na própria sala de aula. Ah! Comprei um estojo de pilotos coloridos e na atividade do labirinto eles vão a loucura tentando achar espaço no quadro para resolverem seus próprios labirintos de tamanhos até variados (no caso de uns três alunos) e quando falta piloto é a hora de empregar o lado humano do Círculo para que eles aprendam a dividir, a respeitar o espaço do outro e a dizer um por favor, um com licença, etc. Na imagem que coloquei, os meninos realmente não queriam que eu apagasse a escada que já estava desenhada, por isso tive que colocar mais números à direita da escada. Amando tudo isso ! Abraços !

Nenhum comentário:

Postar um comentário