Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Crianças "rotuladas"

Entre varias turmas que trabalho pude perceber que existem crianças rotuladas, crianças que já são apresentadas a você como um problema na sala de aula, é muita das vezes elas são hostilizadas e excluidas de atividades por conta disso.
Com isso, vemos muitas crianças com o titulo de pior aluno da turma, pois os próprios professores colocam esse titulo e os expõem para toda a turma (Fica de olho em fulano, porque ele só atrapalha a aula; Cuidado com o Fulano porque ele só bagunça), e o pior que muita das vezes essas crianças se orgulham por estar nessa situação, haja vista que elas são "respeitadas" pelos demais da turma.
Estou tendo a oportunidade de trabalhar com essas crianças tidas como "piores" e vejo que elas tem uma capacidade incrível de desenvolver sua linha de raciocínio se for dada a oportunidade para elas se expressarem. Talvez esteja faltando incentivo, um pouco mais de liberdade para que essas crianças tenham a oportunidade de aprender, da mesma forma que o resto da turma, pois a exclusão e o rotulo acabam por afastar as crianças do grupo e ela mesmo acabar pensando que não é capaz de desenvolver um novo conhecimento.

Um comentário:

  1. É verdade Manoel! Essa realidade é bem comum. Acredito que com o trabalho do Círculo da Matemática temos a oportunidade de desconstruir essa imagem que a própria criança constituiu dela mesma, através de comentários ou experiências.

    ResponderExcluir