Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

2º Ano Caloroso

Ontem ao chegar na escola logo fui abordada pelos alunos do 2º ano perguntando se era dia aula deles, eu falei que aula deles seria só amanhã, todos falaram: aaaaah tia, vamo hoje. Eu falei que hoje era os coleguinhas deles do 5º ano e do 3º ano. Fiquei muito feliz quando uma das alunas falou: "tia, tou muito ansiosa para que chegue logo amanhã". Fiquei surpresa por que eles não haviam demonstrado antes desse jeito. Vi o quanto a atenção que o projeto dá as crianças é importante acho que isso é uma das coisas que mais cativam as crianças, e logo foram me contar o que fizeram no fim de semana como meus amigos. Uma disse que foi à praia que esqueceu de passar protetor solar, outra falou que estava ansiosa para a dança da festinha que iria ter na escola. Então tocou o sinal e todos entramos juntos.
Hoje, cheguei na escola e fui recebida com muuuitos: “oi tia Carla!” e muitos abraços calorosos!  Hoje foi a vez do 2º ano. Foi muito bom ver a empolgação deles para a aula. Quando estávamos nos preparando para a acolhida, muitos deles ficavam olhando para mim sorrindo e dando tchau. Nas turminhas do 2º ano, a aula foi um pouco conturbada, pois eles estavam ansiosos para a festinha que eles iriam ter, pois eles não tiveram festa do dia das crianças, as meninas estavam me contando que ela iriam dançar, todas estavam de cabelo arrumado. As nossas aulas duraram pouquíssimo por causa disso. Dei para eles os pontos explosivos, eles gostaram bastante, pedi para uma  aluna resolver no quadro, mas como ela estava com muita vergonha pedi para os colegas ajudarem, sentei na cadeira da menina que foi resolver na lousa, logo eles falara: “agora a tia é aluna”, achei engraçado! E falei que também era sou aluna, estava lá para aprender também, e falei para ajudarmos a colega a resolver. Foi bem interessante por que todos que estavam mais distraídos começaram a prestar atenção e ajudar a resolver, infelizmente só deu tempo de resolver uma conta, mas foi bem interessante ficar do lado deles, acho que agora talvez eles tenham mais segurança. Em uma das contas anteriores assim que coloquei na lousa eles logo me perguntaram quanto era o resultado final, eu falei que não sabia que tínhamos que resolver juntos para descobrirmos. Eles ficaram surpresos deu não saber a resposta! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário