Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A brincadeira da Forca.

Desde a minha primeira aula que os meus alunos do 4° ano pedem para brincar de forca, então resolvi fazer uma adaptação da tal brincadeira para a matemática. Desenhei uma boneca e ao invés de escrever palavras, resolvi colocar os números por extenso. Assim, eu fui dando dicas ( esse número é o dobro de setenta, é o triplo de cento e vinte etc...). Foi incrível como essa brincadeira foi divertida porque eles estavam brincando com algo que eles adoram e ainda aproveitaram descobrindo dobros, triplos, quádruplos de muitos números.

Pri Sobreira :)

2 comentários:

  1. Oi Priscila, boa ideia! Pode não parecer, mas saber como se escreve os números, também é parte do processo de aprendizagem matemática. Eu também fiz uma adaptação da forca, mas com pontos e usando a reta. Farei um post sobre!

    Saudações, Raphael.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por comentar Raphael.
    Além do aprendizado que eles tiveram da escrita por extenso, também tiveram que pensar nas dicas dadas para tentar matar mais rápido qual era o número. Foi legal demais ver as crianças pensando e fazendo continhas,pois eles não queriam correr o risco da boneca ser inforcada.

    Abraços.

    ResponderExcluir