Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

sábado, 30 de novembro de 2013

Abordagem do erro

A proposta do Círculo é uma abordagem diferente, sendo que a aula irá fluindo de acordo com que a criança responder, mesmo que esteja incorreta a resposta. Com isso, pude observar que as crianças se sentem bem para responder, participar e errar, e com isso perguntei a um aluno porque gostava de assistir aula no Círculo, a resposta foi: "porque lá na sala a tia não deixa a gente falar, quando respondemos errado ela briga com a gente". A criança precisa ter seu espaço dentro de sala de aula, nem que seja para se incluir dentro do grupo, percebemos que hoje em dia não vemos crianças participativas pois estão sendo oprimidas dentro da sala de aula. Com isso a proposta do Círculo da Matemática vem para desconstruir nas crianças a ideia que foi montada durante anos, a ideia que o erro é punitivo.


Manoel Araújo
Belém-PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário