Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O Enigma do Labirinto

Hoje eu apliquei com as turminhas do 4º Ano o desafio do quadrado 5x5, nosso conhecido Labirinto. O uso de desafios como esse rompe com a concepção de que todo problema tem uma única resposta, assim como a crença de que existe sempre uma maneira certa  de resolver, quando existe mais de uma possibilidade de resposta. Quando iniciei a apresentação do problema, as crianças ficaram inquietas. Todas queriam vir ao quadro e escrever seus palpites. Eu comecei com as situações em que era possível a resolução. Elas perceberam que existiam várias formas de resolver. Mas viram que em determinados situações, não era possível resolver o problema. Elas me procuraram para saber se suas respostas estavam certas ou erradas. Elas queriam descobrir o segredo. E eu continuava a questioná-las. Uma das meninas me respondeu: -"Ah!! eu já sei o segredo!! O segredo são as ciências!! (risos)". Eu achei aquilo genial, confesso que me contive para não elogiá-la, mas enfatizei que a ideia dela foi interessante. Muitos não queriam ir para o intervalo, pois queriam continuar tentando descobrir o segredo do Labirinto. 


(Karolynne Barrozo - Fortaleza- Ceará)


Nenhum comentário:

Postar um comentário