Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Números entre números...



Eu continuo fazendo um misto entre alunos dos círculos, iniciei as aulas de hoje falando sobre o antecessor e o sucessor. Um aluno dizia um numero e o resto tinha que dizer o que vinha antes e o que vinha depois. Assim foram vários exemplos, ate que eu perguntei . Mas, entre eles o que existe ? "Nada","o zero", "o numero tal..." ate que eu perguntei e os números com virgulas ? Parados, espantosos os alunos ficaram de boca aberta quando um aluno disse "27,1- 27,2 - 27,3...." pronto... e ai comecei minha aula. Eles adoraram essa historia dos numero entre números. Todos queriam participar falando e escrevendo não pude negar, todos foram a lousa e alguns pediram pra escrever, eu deixei e pedi que todos fizessem o mesmo, dai quando fossem terminando, cada um ia ate a lousa e fazia um exemplo. O que me chamou a atenção em algumas turmas é que elas tiveram mais facilidade em compreender a ideia quando falávamos em dinheiro e isso facilitou muito, tanto pra mim quanto pra eles. Pra quem tiver com dificuldades em começar o assunto, eu pelo menos comecei assim : " Fulaninho, tu tem 1 real, se tua mãe te dá mais 10 centavos tu fica com quanto ? E se agora ela te dá mais 5 centavos ?..." Pra mim, essa foi a melhor solução para que eles entendessem essa ideia de números entre os números.
Ate a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário