Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

A escola que é o terror



O círculo da matemática é uma iniciativa a qual tenho orgulho de participar. Porém, percebo que as crianças que atendemos possuem diversas deficiências que afetam não somente o aprendizado da matemática mas o desenvolvimento cognitivo em geral. Tais deficiências vão além do que as escolas estão geralmente preparadas para atender, e sinto que os 50 minutos por semana que passo com eles é insuficiente para ajudar as crianças da maneira como elas merecem.

Semana passada comecei a dar aulas em uma escola que, pra mim, é o terror. As crianças dessa escola dão mais trabalho do que eu esperava. Elas são violentas, agressivas e descontroladas. Houve três brigas de crianças se atracando em uma única aula. Em todas as outras aulas dessa escola houve pelo menos uma briga física. Nessa sala das três brigas, um dos alunos estourou uma bombinha dentro de sala aula, ao que imediatamente todos os demais alunos se jogaram no chão gritando que era tiro. Honestamente, não tenho mais vontade de voltar a esta escola, tampouco de dar aulas pra esses alunos.

Fico triste porque consigo perceber que a violência faz parte da forma como essas crianças aprenderam a se relacionar e é o meio de comunicação que elas acreditam ser eficiente e que está disponível para elas. Os alunos repreendem uns aos outros, e reproduzem a opressão que vivenciam no dia a dia quando estão em sala de aula. As crianças têm sérios problemas de autoestima, o que acarreta em falta de autoconfiança e tem impacto direto na capacidade de autonomia que elas possuem. Isso tudo se traduz em falta de iniciativa e proatividade por parte delas em tudo que elas fazem na vida.

Eu vi o futuro do Brasil  nesta escola, e ele não é bonito.
 


3 comentários:

  1. Bárbara... não sei o que dizer.... muito triste.... só posso lhe desejar boa sorte....e força...

    ResponderExcluir
  2. Olá ....sabe o que eu acho ....eu vivo isso todos os dias .....e ainda um massacre de poder público.....quanto ao salário e metas a bater nas provas externas .....mas de alguma maneira ainda me sinto feliz e digna quando algum ex aluno me agradece pela boa vontade , pelo compromisso...somos pequenos mágicos de nós mesmos na educação .....situação adversa para quem escolheu isso como profissão ...boa sorte.....

    ResponderExcluir