Boa tarde, pessoal!
Hoje vim falar um pouco da experiencia que tive com uma atividade de dinâmica um pouco diferente.
Sabem a atividade do relógio?
A Ludmylla conversou comigo e com a Angels sobre a possibilidade de um relógio um pouco mais inserido no mundo real e como gostei bastante da ideia, pensei em aplicar com as minhas turmas.
A ideia de passar pelos números de um em um, de dois em dois, de três em três, mostrando as possibilidades de passar por todos os números ou mostrando as possibilidades de passar por um número "x" são super interessantes, mas para tornar algo abstrato em algo um pouco mais próximo à realidade, foi proposto o seguinte:
1) A existência de um personagem que percorrerá os pontos turísticos. Cada ponto turístico estará presente em uma determinada hora do relógio, ou seja, terão 12 pontos turísticos.
2) Diante disso, as possibilidades se iniciarão de 1 em 1, 2 em 2, 3 em 3, até de 12 em 12.
Pois bem, as crianças desenharam um chinês, nome dele era XingLing e os pontos turísticos foram sugeridos por elas mesmas, foi muito divertido. (foto)
As crianças gostaram bastante da ideia e para cada ponto turístico, trabalhei um pouco de Geografia e percebi que algumas crianças sabiam a cidade, capital ou país, mas não sabiam o quão distante era do Brasil.
Recebi um feedback muito bom tanto das crianças, quanto dos professores por se tratar de uma dinâmica que trabalha além da matemática com muita imaginação e um pouco de Geografia.
Mais a frente tratarei sobre os primos.
Obrigado,
Victor Tanaka.
Nenhum comentário:
Postar um comentário