Olá pessoal!!!
Na semana passada, eu trabalhei a atividade do relógio com minhas turmas. O interessante é perceber a quantidade de variações que podemos fazer com esta atividade. Para cada turma a atividade tomava um rumo diferente.
Inicialmente, eu desenhava o relógio e a figura de um personagem posicionada no número 12. Como eu desenho muito mal e, muitas vezes, perco a atenção dos alunos ao demorar para desenhar, resolvi fazer um boneco palito. Chamei-o então de Sr. Palito e para cada turma contava uma história dizendo que ele era muito magro porque dava muitas voltas em torno do relógio. Continuava a história dizendo que o Sr. Palito era um sujeito metódico e que a cada volta ele tinha que passar por todos os números e retornar para o número 12, não importava quantas voltas fossem necessárias dar. Quando isso acontecia ele ficava imensamente feliz, mas quando ele não passava por todos os números o Sr. Palito ficava muito triste e chorava.
Então, iniciávamos as voltas em torno do relógio, primeiramente, indo de 1 em 1, depois de 2 em 2, de 3 em 3, etc. Assim, esbocei uma tabela de duas colunas, onde numa registrava os tipos de passos do Sr. Palito e noutra fazia uma carinha, feliz :D quando o Sr. Palito conseguia e triste :( quando ele não conseguia passar por todos os números. Sempre fazendo questionamentos do tipo: por quantos números o Sr. Palito passará se ele for de 1 em 1, de 2 em 2, de 3 em 3, etc? Nestas situações, ele irá conseguir passar por todos os números? Ficará feliz ou triste?
Em algumas turmas as reflexões foram mais profundas, já em outras, que talvez não tenham alongado-se muito nos questionamentos, consegui avançar e testar todos os números até o 12, outras, ainda, não aprofundaram-se nos questionamentos e demonstraram um pouco mais de impaciência e dispersão. Nestes momentos, para resgatar a atenção dos alunos, fiz uma máquina de funções. Para aproveitar o personagem do relógio e relacionar com a ideia, desenhei uma máquina de funções que era um carro e cujo motorista era o Sr. Palito. Os alunos adoraram isso. É incrível ver como eles se interessam em conversar sobre algum personagem fictício. Eles "viajam" muito nas histórias...
A medida que as turmas foram indo e vindo, surgiu uma turminha que tem um aluno que se destaca. Aquele aluno "Rebeca" que sempre temos que achar estratégias para que ele não dê as respostas. E, como não poderia ser diferente, este menino foi o único que apresentou respostas mais rebuscas frente aos questionamentos. Por exemplo, no caso do Sr. Palito andar de 5 em 5, fui desenhando os traços que o personagem fazia ao andar de 5 em 5, primeiramente do 12 para o 5, depois do 5 para o 10, então do 10 para o 3. Neste momento, perguntei se o Sr. Palito conseguiria andar por todos os números e este aluno respondeu-me que sim e que além disso o Sr. Palito daria mais 9 passos, pois faltavam 9 números para retornar até o número 12. Os outros colegas desta turma não entenderam muito bem a colocação do colega, mas concordaram, pois normalmente este aluno acerta tudo. O mais interessante é observar as relações que os alunos fazem nestas situações.
De maneira geral, as turmas gostaram muito desta atividade. Mas, é claro que a maior parte dos alunos, mesmo gostando, apresenta uma conduta dispersiva e, muitas vezes, não se concentra durante as aulas, deixando de aprofundar as reflexões e aprimorar seu conhecimento.
Boa semana!!
Bjs,
Vivi
Adorei sua aula Vivi..bem interessante o Sr. Palito, vou copiar essa idéia. :)
ResponderExcluirQue legal Vivi!! Parabéns, ótima ideia! Também vou copiar a ideia. Bjus
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