Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

"Descobrindo os mil e um pedaços da pizza"

Antes de tudo, millll perdões pelo post atrasado! Tentei postar os highlights da minha semana que passou mas meu computador não cooperava, resultado: guardei tudo isso para hoje ! Bom, nesta última semana, percebi o quanto os meninos ficaram atentos durante a atividade da pizza. Eu começava com: se eu fizer um corte nesta pizza, quantos pedaços eu tenho? E prontamente respondiam, muito atentos por sinal! Fiquei bastante feliz com o resultado dessa atividade nas turminhas porque até em uma delas que infelizmente tive que reunir duas turminhas em uma, vi que eles mantinham o foco no problema e tomavam para si a vontade de fazer cada vez mais ou cada vez menos pedaços a cada corte que era dado. Por fim, eu mesma os deixava tentando e tentando e só quando estava acabando a aula eu os questionava se eles achavam que quanto maior o número de cortes era maior o número de pedaços e se havia um mínimo de pedaços para cada quantidade de corte que íamos fazendo, entre outros. Algo que me impressionou foi que a cada vez mais eles se mantêm interessados, curiosos em saber qual a atividade do dia e mais ainda, tenho gêmeos em uma das turmas e para quem os vissem nas duas ou três primeiras aulas ficaria impressionado em como eles mudaram quanto a participar das atividades. Eles antes eram bem calados, quase não falavam comigo e dava pra ver que estavam ali por obrigação. Hoje eu só não posso dizer que são os que mais participam porque graças a Deus a turma deles é bastante participativa. Numa outra turminha, a máquina de funções funcionou bem mas eles sempre adivinhavam rapidinho o segredo do colega que criava a máquina, o que fez a minha atividade ser mais rápida do que eu imaginava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário