Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Recomeço...

Hoje foi a primeira aula após o questionário para uma turminha que terá aulas duas vezes por semana.
Foi curioso, pois tanta coisa mudou desde a minha primeira aula do Círculo...
Percebo o quanto o projeto, que antes estava no abstrato, se tornou parte de mim. Como disse o Flávio Comin, no nosso vídeo institucional, nós iríamos nos apropriar do Círculo da Matemática... e fazê-lo do Brasil.
Essa turminha tem as aulas com autorização dos pais, isso já muda bastante o perfil dos alunos: mesmo que eles não queiram, necessariamente, participar, os pais deles querem.
Então era uma turminha quieta, comportada. Mas, daí, apareceram aqueles problemas que tanto perguntamos para o Bob e para a Ellen: como nivelar os alunos?
Uma aluna, super participativa, queria aprender tudo e dizia a todo instante o quanto ela era ruim em matemática.
Por outro lado, um menino já sabe tudo (ou pensa que sabe). Eles estão no segundo ano, ainda, mas um aluno me disse que o maior número que existe é o Pi! Tive que dizer: apesar de ser impossível pararmos de escrever os algarismos do Pi, ele continua menor do que 4!
Mas, ao mesmo tempo, outras crianças não faziam idéia do que ele estava falando.
Meu desafio, agora, é balancear esta turma...
Como?

Ainda não sei...
Mas, deixo vocês informados!

Vanessa

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