Hoje a aula foi realizada no laboratório de química. Os professores de química e biologia estavam lá fazendo alguns experimentos e eu usei somente a parte do quadro com a turminha. Logo que chegaram eles ficaram curiosos com o que os dois professores estavam fazendo.
Como a turminha toda era só de meninos, oito no total, desenhei a reta e no lugar da bailarina desenhei uma bola de futebol e eles logo esqueceram dos professores que lá estavam fazendo os experimentos e quiseram saber o que eu ia fazer com a bola.
A bola foi pulando de quatro em quatro números até o 12 e voltou de três em três números até o zero. Então perguntei onde a bola iria parar se ela pulasse mais três vezes. Eles olharam, alguns responderam que pararia no nada. Aí eu perguntei: "Mas o que aconteceu com a bola? Ela sumiu?", e eles disseram que não, e ficaram pensando, pensando, e eu continuei insistindo perguntando se havia números antes do zero. Eles disseram que sim, e foram respondendo: "penúltimo zero, último zero, primeiro um, primeiro zero". Achei isso muito interessante, até que depois de muita conversa eles chegaram à conclusão de que aqueles números eram menores que zero, aí disseram que a bola devia parar no 3, só que menor, então eu falei, como que eu podia representar esse 3 menor e eles disseram pra eu por um zero na frente e fomos completando a reta: 01,02,03,04,05,06,07. Aí eu falei: "mas fica bom esse zero aí na frente?". E um aluno logo falou: "pode ser um asterisco na frente". Então o negativo deles foi o asterisco! E quando olhei para trás, os dois professores que estavam no laboratório estavam olhando maravilhados como que eles foram descobrindo esses números e vieram conversar comigo depois.
Isso aí, Manoela! A Matematica é uma criação nossa e a convenção do - para negativos podia bem ter sido imaginado como um asterisco, assim como os seus pequenos matemáticos o imaginaram hoje. Muito legal.
ResponderExcluir