Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Dias que tem tudo para dar Errado

Pois bem, acredito ter escolhido um título bem auto explicativo para hoje. Sai de casa em direção a primeira escola do dia, pronto para encarar as crianças e armado somente com meus canetões e meu apagador.

Como esperar chegar na primeira turma do dia e descobrir que as crianças haviam sido liberadas porque a professora havia faltado? Bem, eu não esperava, mas tudo bem. Eu costumo pegar alunos de duas turmas, então no mínimo eu ia perder apenas metade da minha turminha. Conforme outras pessoas já falaram, é bastante complicado controlar uma turma de 10 aluninhos, então eu ia ter uma oportunidade única de trabalhar com uma turminha menor, com apenas 5, coisa que ainda não havia testado naquela escola.

Como esperar que, na segunda turminha a professora havia decidido que hoje era dia de ver filme? Sério, eu talvez até seja um bom professor, e talvez até saiba dar uma boa aula, mas pra uma criança, é impossível competir com um filme. Eu olhei pra professora e requisitei meus aluninhos. Ela começou a chamar e começou a choradeira:

- "Ah nao, não quero ir, eu quero ver o filme"
- "Não, vai outra pessoa, eu não quero ir não"
Etc, etc, etc...

De todo modo, fugindo ao cronograma normal (e sabendo que eu não posso competir com um filme), ofereci aos alunos que viessem apenas aqueles que quisessem. A professora escolheu dentre eles alguns e lá fomos nós pra minha salinha. Dos 5 aluninhos que recebi, 3 vieram a muito contragosto.

Para essa semana, eu programei passar o labirinto para todas as turmas. Nas turmas de segunda feira, algumas haviam procedido bem, outras nem tanto. Como esperar que, num dia que tinha tudo para dar errado, essa tenha sido uma das melhores aulas que eu já dei?

Foi impressionante, eu desenhei o labirinto e eles ficaram absortos no problema. Resolviam e queriam mostrar pros colegas que resolveram. Disputavam o canetão pra escrever no quadro. Foi impressionante ver eles se ajudando, inclusive os que não queriam estar ali (e constantemente me lembravam do fato).

Acho que de todo o circulo da matemática, talvez o momento mais interessante tenha sido esse aluninho, que também não queria estar lá. O desafio era resolver o labirinto iniciando da segunda linha e segunda coluna. Todos os coleguinhas dele já haviam conseguido, e estavam no quadro, disputando pra ver quem faria primeiro enquanto ele estava abaixado no papel. Eu fui lá ver o que havia acontecido e ele simplesmente não estava conseguindo resolver. Eu redesenhei a grade pra ele e fiquei observando enquanto ele resolvia ali, na minha frente. Acho que poucas vezes na vida eu vi uma criança tão feliz, pulando em cima das mesas, gritando - "Eu consegui, eu consegui" - pra quem quisesse ouvir (quando eu digo pulando em cima das mesas, eu digo no sentido literal mesmo, eu tive que tirar ele de lá). Quando terminou a aula e eu mandei eles de volta pra sala ele me abraçou bem forte e agradeceu a aula.

De todo modo, a segunda turminha que veio (que continha apenas 4 alunos) acredito que tenha sido a melhor turma que eu já peguei. Todos extremamente comportados, extremamente educados. Nós só tínhamos uma borracha, e eles se emprestavam a borracha com uma educação que me impressionava. Claro, sendo crianças eles ainda subiam em cima das mesas (pois é, mesas são coisas complicadas onde eu dou aula) e faziam farra, mas essa foi a primeira aula que realmente funcionou como um círculo. Quando eles resolviam eu atuava só de secretário do quadro, indicando como seria o desenho e a solução. Eles esperavam cada um a sua vez de falar, e prestavam atenção às soluções uns dos outros. Comentavam inclusive - "Seu labirinto parece um H" -  "o meu parece um C" - "esse parece um F deitado" -

Infelizmente, não deu pra pegar a terceira turma (novamente, não é possível competir com um filme), mas as turmas que eu dei aula super valeram a pena. Saio daqui a pouco para o turno da tarde meio sem saber o que me espera, mas, completando o título, tem dias que tem tudo pra dar errado, mas acabam dando certo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário