Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

sábado, 16 de novembro de 2013

E quando saímos do "padrão"....

Essa semana trabalhei com a atividade de "cortar a pizza" com meus alunos do círculo.
Foi muito legal colher alguns frutos do que tem sido plantado nas aulas ao longo das semanas de círculos que já vivenciamos juntos!
No início da atividade, em todas as turmas, quando perguntava onde podíamos fazer o primeiro corte em nossa pizza, a resposta era padrão: vamos cortá-la no meio! E assim fizemos o primeiro corte. Quando perguntei sobre o segundo corte, novamente o padrão: "corte ao meio novamente" (gerando 4 pedaços iguais). Quando perguntei se haveria alguma outra maneira de cortar, que não gerasse 4 pedaços no final, todos desconfiavam, afinal, é "PADRÃO" que sempre temos 4 pedaços iguais de pizza! Quando os desafiei a pensar diferente, as primeiras tentativas vinham tímidas, cortavam um pouco abaixo do meio, mas, ainda dava 4 pedaços... o que fazer? Aos poucos foram tentando e aquilo virou realmente um desafio! Quando finalmente conseguiram com dois cortes chegar em 3 pedaços, o jogo estava prestes a começar... Agora tinham visto que o "padrão" podia ser deixado de lado, então tudo estava mais interessante! Como queríamos mais pedaços com menos cortes, deixamos a pizza em 4 pedaços e agora, com o próximo corte, queríamos o maior número de pedaços possível. Foi muito legal ver todos participando e querendo cortar a pizza! Quanto mais cortes, mais difícil ficava, e mais pedaços fora do padrão tínhamos, uns enormes, outros minúsculos, quanto mais diferente melhor! Quando descobriram a lógica da sequência, já sabiam quantos pedaços conseguiriam gerar no máximo com o próximo corte, e  juntos buscaram obter esse máximo.

Com certeza, foi uma das atividades onde tive maior participação e empolgação por parte das turmas em geral. Trocavam ideias, se desafiavam... afinal, deixar o "padrão" de lado abre possibilidades bem interessantes!

Terminei a aula, com a pergunta.... "qual será o n´mero máximo de pedaços em que conseguimos cortar a pizza?" 

Eis algumas respostas:

"Mais de 1000, acho, cada vez temos pedaços menores, e isso vai continuar..."

"Infinitos, é só fazer infinitos cortes!"

"Eu não sei quantos.... mas podemos ficar cortando a aula inteira e sempre terá mais."




Nenhum comentário:

Postar um comentário