Ontem em uma das turmas do círculo onde não dava aulas havia algumas semanas quis retomar algumas atividades com os alunos e eles logo me pediram para que fizéssemos os pontos explosivos.Os alunos foram me dizendo os números e participavam indo ao quadro, representando os números escolhidos com pontos. Curiosamente, todos os números que escolhiam não causavam explosões (não havia mais de 9 pontos em um casa com os números que pediam).
Então, perguntei: "alguém tem alguma ideia de números que ao somarmos podem causar uma explosão?"
Um dos alunos disse: "acho que pode colocar o 29",
"Ótima ideia!" - logo falei.
Mas, o que veio depois me surpreendeu...
Outro aluno disse "agora some 10000!",
Para mim pensei "10000?! mas esse número não vai explodir com o 29!" Além do mais, só tínhamos feito casas de unidade-dezena-centena-milhar...
Outro aluno percebeu e disse: "acho que precisamos de mais uma coluna...",
perguntei se todos concordavam e todos disseram "sim", menos o aluno que tinha pedido o 10000...
ele exclamou "ah não! agora o 10000 não explode mais!",
Ainda sem entender o que ele estava tentando dizer, pedi que explicasse e ele falou "queria que colocasse 10 pontos na casa dos 1000, então teríamos o número 10000 e as 10 bolinhas explodiriam sozinhas, sem precisar somar com outro número!"
E finalmente eu entendi o que ele queria dizer! Realmente, "What a wonderful idea!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário