Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O número explosivo

Ontem em uma das turmas do círculo onde não dava aulas havia algumas semanas quis retomar algumas atividades com os alunos e eles logo me pediram para que fizéssemos os pontos explosivos.Os alunos foram me dizendo os números e participavam indo ao quadro, representando os números escolhidos com pontos. Curiosamente, todos os números que escolhiam não causavam explosões (não havia mais de 9 pontos em um casa com os números que pediam).

Então, perguntei: "alguém tem alguma ideia de números que ao somarmos podem causar uma explosão?"

Um dos alunos disse: "acho que pode colocar o 29",

"Ótima ideia!" - logo falei.

Mas, o que veio depois me surpreendeu...

Outro aluno disse "agora some 10000!",

Para mim pensei "10000?! mas esse número não vai explodir com o 29!" Além do mais, só tínhamos feito casas de unidade-dezena-centena-milhar...

Outro aluno percebeu e disse: "acho que precisamos de mais uma coluna...",

perguntei se todos concordavam e todos disseram "sim", menos o aluno que tinha pedido o 10000...

ele exclamou "ah não! agora o 10000 não explode mais!",

Ainda sem entender o que ele estava tentando dizer, pedi que explicasse e ele falou "queria que colocasse 10 pontos na casa dos 1000, então teríamos o número 10000 e as 10 bolinhas explodiriam sozinhas, sem precisar somar com outro número!"

 E finalmente eu entendi o que ele queria dizer! Realmente, "What a wonderful idea!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário