Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Troca de Experiências - Observando o cotidiano dos educadores

O segundo workshop do Circulo da Matemática nos proporcionou algo extremamente rico e proveitoso, a troca de experiencias entre os educadores do projeto, assim como as disparidades que podem ocorrer por regiões.

Uma das minhas preocupações quando iniciei as atividades do Circulo em uma escola lá em Fortaleza era se eu realmente conseguiria manter a originalidade da 'coreografia dos professores Kaplan' durante o desenvolvimento das atividades com  os meus alunos, eu me perguntava "E aí? Como que vai ser agora? As crianças que os professores trabalharam eram todas bem comportadas e com um nível bastante elevado, e as crianças da realidade pública são totalmente diferentes, o que eu vou fazer?".

Ao iniciar as aulas com as crianças eu pude perceber que muitas vezes, nós, os próprios educadores subestimamos a capacidade de cada um e talvez por isso ainda haja um progresso lento dentro das escolas. Vi que aqueles pequeninos são muito capazes de construir pensamentos lógicos e profundos no que diz respeito a matemática e também outras disciplinas e quando são estimulados e ouvidos podem obter êxito ainda maior para o aprendizado. As atividades têm ocorrido muito bem, os alunos respondem muito bem e por diversas vezes me surpreendem com os conceitos que eles mesmos constroem a partir do seu próprio raciocínio e o dos colegas. Tenho tentado adaptar cada aulinha à realidade da turma para que todos permaneçam interessados no decorrer das aulas.

Não senti resistência de nenhum aluno, e eles não têm medo de arriscar as respostas, sim eles realmente gostam de números bem grandes, e as vezes dizem algum que nem eu mesma sei escrever... quando alguém erra não se sente triste ou gera discórdia na sala (poucas vezes isso aconteceu), e quando acertam todos ficavam felizes, pulam e comemoram em conjunto (é uma grande festa!). Teve uma criança que falou: "Ah! tia, porque a gente não aprende assim na nossa sala normal?! é muito legal." E ouvi outro comentários de outras crianças que já tinham participado nos outros dias, perguntando quando nós iriamos nos encontrar outra vez; que tinha gostado e queria mais, e isso é muito gratificante e nos dá energia para as próximas aulas.

Ao assistir os vídeos das aulinhas gravadas de alguns dos educadores observei que a realidade é bem parecida, pensava eu que a agitação e a "aparentemente bagunça" acontecia somente nas minhas turminhas, mas percebi que há uma homogeneidade em relação a isso... Conversando com os colegas trocamos dicas e informações sobre o nosso cotidiano. Foi um tempo absolutamente bem sucedido, cada minuto investido em discussões e avaliações do nosso trabalho, juntos construímos e revisamos ideias e conceitos. E agora voltamos para nossas casas com uma bagagem ainda mais rica de conhecimentos para fazermos ainda melhor nosso trabalho durante o projeto e contribuir para o crescimento e desenvolvimento da educação no Brasil.

Priscila Belo (Fortaleza - Ceará)


6 comentários:

  1. Muito bom Priscila, parabéns pelo seu belo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Priscila. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Essa troca de experiências foi ótima mesmo! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Adorei passar mais este tempo com vocês! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com você Priscila, espero poder encontrar com você e com os outros num futuro próximo...

    ResponderExcluir
  6. Eu também Victor, logo mais estaremos nos reunindo outra vez pra compartilhar mais experiencias!

    ResponderExcluir