Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Alguns dias são mais difíceis do que outros

Alguns dias são mais difíceis do que outros. Assim como algumas turmas são mais fáceis do que outras. Sempre que começo em uma nova turma procuro, antes de fazer qualquer outra coisa, ouvir o que as crianças têm para me dizer, responder às perguntas que elas me fazem. Tenho a sensação de que, mais que do que aprender matemática, português, ciências, mais do que aprender a ter disciplina, o que de fato aquelas crianças precisam é de atenção. Não que matemática, português, ciências e disciplina não sejam importantes, muito pelo contrário. Mas penso que é através da atenção que o professor dá a cada criança que ele a conquista para o aprendizado, que ganha o seu respeito e a sua confiança.

Não é fácil ganhar, de fato, o respeito de uma criança. A janela que se tem para conquistá-lo é muito pequena e a criança lhe testa o tempo todo. Porém, uma vez que o educador o tenha, metade do caminho estará trilhado. Talvez esse seja o maior desafio que enfrentei nas primeiras aulas. Não aplicar o método, não ensinar matemática ou controlar a turma, mas conseguir a confiança. Em algumas turmas a empatia das crianças comigo e com o que apresentei foi automática, fácil. Em outras, não. Sim, algumas turmas são mais difíceis que outras, até mesmo porque as vivências e experiências que cada aluno, em cada turma, exprime são diversas e imagino que nem todas sejam fáceis. A verdade é que a árdua tarefa de ganhar o respeito de pessoas diferentes e, através dele, criar um ambiente de convivência dentro da sala de aula que seja profícuo para o aprendizado, representa, dentre tantas outras não menos complicadas, uma das empreitadas mais importantes que o educador enfrenta.


Caroline Souza

Um comentário:

  1. Aprender a conquistar o respeito e a confiança das pessoas é uma lição para toda a vida. Todos que trabalham com informação (seja dentro ou fora da sala de aula) fazem isso o tempo todo. Você captou super bem o desafio, grande abraço

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