Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Experiência

Bom dia, educadores!
Gostaria de compartilhar o momento que mais me marcou:

Bom, o momento que mais me marcou foi em uma turma com alunos de 6 a 7 anos de idade que possuía um integrante com síndrome de down e parcialmente surdo.
João, referido, é um aluno muito inteligente, divertido e feliz que precisava de ajuda para escutar e ser escutado. Como ele só ouvia de um lado, a fala foi prejudicada e para lhe entender, é preciso fazer um pouco de esforço, mas nada que fosse muito complicado. O que me surpreendeu diante disso, foi o modo como a professora que o acompanha nas aulas se porta diante as ações do João. Como ele sabe que possui certas limitações, quando é passado alguma atividade à turma, antes mesmo de terminar a pergunta, ele já começa a responder para tentar, de certa forma, mostrar que esta a frente dos demais e isso, muitas vezes, o faz errar. Nada que seja ruim errar ou fazer rápido, tudo tem seu tempo e um dia ele aprenderá. Mas a professora o trata muito mal, gritando desnecessariamente, com palavras agressivas, o irritando e o deixando constrangido (focando no erro). Nesse mesmo momento, os alunos da turma, entendem melhor que a professora como ajudá-lo. Eles são mais atenciosos e calmos. Entendem que ele possui dificuldades e que existe uma grande diferença entre falar um pouco mais alto e gritar, compreendendo-o melhor que a professora acompanhante.

Além disso, lembrei e expus a todos que na primeira aula que tive com ele, fizemos o questionário em 30 minutos e quando fui mostrar o labirinto impresso para cada um, João tentou fazer da maneira dele e a professora que o acompanha frizava o do erro, que não deveria ser assim e o insunuava de que não conseguiria se agisse dessa forma (sendo rápido). De certa forma, percebi que conseguiria lidar com esse aluno sem o auxilio da professora, entao, na aula seguinte, a professora não estava presente e de certa forma, conseguimos melhorar a aula. Tudo no seu tempo, nós, educadores, conseguiremos atingir nossos objetivos.

É isso aí, até mais, pessoal!


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