Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

MATEMÁGICA

Boa tarde amigos,


ontem dei aula para a turma de 2. ano, admito que fico um pouco perdida com os pequininos...e como a reta não estava segurando eles, nem os pontos explosivos no papel, decidi fazer o sanduiche....desenhei na minha lousinha branca 03 quadrados (de mesmo tamanho) ai:

EU: O que é isso?
ALUNOS: Quadraaaadoooo...

No primeiro quadrado fiz um corte na diagonal.

EU: E agora?
ALUNOS: Dois triâââângulos......

Fiz mais um corte na diagonal....

EU: Nossa.. mas e agora?
ALUNOS: Três triââângulos... não..não... quatro triâââmgulos...

No segundo quadrado fiz um corte horizontal:

EU: E aqui? O que temos?
ALUNOS: Dois quadraaaados..... (uma que sempre fica quietinha..disse) RETÂÂÂNGULO...(rs) ai todos repetiram...

E assim por diante...até que dei um pedaço de cada sanduíche para três alunos diferentes e perguntei..

EU: Quem vai comer mais?
ALUNOS : (triângulo) A Mariiiiaaaa (nome fictício)....

EU: Mas.... por quê?
ALUNO(A): Ué Professora, porquê é maior....

EU: Huummm, vamos pensar... e se.... eu fizer um corte aqui (desenhei uma linha tracejada dividindo o triângulo em dois triângulos)? E agora?
ALUNOS: (silêncio)....

EU: Vamos imaginar que eu gire esse pedaço...(fiz o gesto com a mão)... e encaixar como um quebra cabeça desse lado....
ALUNOS: OOOHHHH... (uma disse: É MÁGICA!!!) (rs)....

E fiz as manipulações com os outros pedaços, seguindo as orientações das crianças....foi uma aula excepcional.... depois contei a história da Pizzaria do "Seu Pitágoras" (adaptei a aula da pizza da Vanessa)..

Disse que todo mundo que gosta de matemática, come na Pizzaria do Seu Pitágoras... mas que ele só deixava entrar de três em três pessoas.... Só que tudo que ele fazia.. ele dividia em quatro partes... contei às ciranças que conversei com o garçom, Seu Euclides, e pedi para dividir em três, mas ele não deixou.. então perguntei o que poderíamos fazer... já que sobraria um pedaço da pizza...

Então, eles começaram a ficar inquietos, ou melhor, agitados ... logo, perdendo a atenção deles... ai eu vi que  uma das lousas grandes estava sem uso...

Ai eu fiz.. (xiii....xiii ) bem baixinho.. ai disse como se fosse um segredo.. tive uma ideia....ai fui na ponta dos pés pegar alguns pedaços de giz e um apagador... Eles ficaram sem entender na hora... ai contei quantos estavam presentes.. e comecei a desenhar na lousa uma pizza pra cada... mas ainda sim eles estavam olhando com carinha de desconfiados... ai chamei todos eles ao meu redor e disse bem baixinho.. Cada um pega um pedacinho de giz, e divide a pizza da forma mais justa possivel, ok?

Impressionante.... foram pra lousa, sem gritaria... conversando entre eles baixinho.. com se tivesse fazendo uma traquinhagem.. muito engraçadinhos.... por volta de um ou dois alunos, quase chegaram a forma "correta" de divisão da pizza... a aula acabo muito rápido... e o melhor de tudo... no final.. a criançada me abraçou... e agradeceu... detalhe...na terceira aula, volto para pegar a outra parte da sala... e lá estava um dos que já havia participado mais cedo.. falando..."eu quero falar... eu sei... eu quero fazer de novo"...

Poxa....só por essa aula....já vale a pena....

bjs
Jana =)


4 comentários:

  1. Muito legal seu post.
    Eu me sinto presente nessa aula..rsrs
    Parabéns Jana, estou orgulhosa de você.

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  2. Janaína, amei a escolha dos nomes "Seu Pitágoras e Euclides". Tudo relacionado com a História da matemática! Muito interessante seu trabalho. parabéns!

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  3. Que legal! Além de professora de matemática, mágica nas horas vagas...!

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