Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

"Descoberta" dos números



https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQr90KlIaXYv2yDopAecMhD8F_cAaWgmwYQWOMHrw-n3gHq8E_U
A Matemática aguça a curiosidade do ser humano como um enigma, por exemplo, qual o menor número que existe? Com essa pergunta vi varias crianças em um grande dilema, pois segundo elas não existe número maior, pois são infinitos, e porque existiria o número menor? (supostamente o zero). As crianças para desvendar esse dilema colocam varias teorias, “antes do zero existe o vento”, “antes do zero vem o nada”, com isso varias teorias aparecem até perceberem que existem os números negativos que são infinitos também, com isso vemos nos olhos das crianças o prazer da descoberta, o conhecimento novo que está sendo construindo. Tudo isso traduzido na frase de Bertrand Russell:
A matemática, vista corretamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza.

Um comentário:

  1. É muito interessante esse tipo de pensamento das crianças, elas sabem que existem infinitos intuitivamente, mas muitas acham que aqui não pode ser e ficam no dilema, como você citou.

    ResponderExcluir