Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

domingo, 20 de outubro de 2013

Recomeçar

Boa noite, pessoal!!

Conforme vocês já devem saber, eu estou realizando as aulas do Círculo da Matemática em uma escola localizada em uma comunidade da periferia de Porto Alegre. No dia 26 de agosto, dia em que iniciei as aulas, choveu muito e fez frio intenso. Como a maioria dos estudantes desta escola vive em situações de vulnerabilidade social e existe muita dificuldade de organização familiar, as condições climáticas impediram que os alunos fossem a aula neste dia. Esta foi a primeira das muitas adversidades que já encontrei para realizar as aulas do Círculo da Matemática. Houve muitos dias em que, ao encerrar as aulas, pensei que tudo estava perdido, que esta metodologia não poderia ser aplicada em escolas localizadas neste tipo de comunidade. Em outros momentos, cheguei a pensar que eu não tinha perfil para fazer este tipo de abordagem.

No entanto, durante estes dois dias do segundo workshop, ao ouvir tantas experiências, de lugares tão distintos deste Brasil imenso, percebo que muitas outras pessoas experimentaram angústias e frustrações semelhantes às minhas ao realizarem seus Círculos. Nesse sentido, sinto-me aliviada e recarrego minhas energias motivada a continuar.

Obrigada!!


Vivi :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário