Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

sábado, 26 de outubro de 2013

Morto ou vivo da matemática

Ontem me colocaram em uma sala sem quadro ou qualquer possibilidade de meio de escrita, então tive que improvisar. As crianças estavam muito agitadas então para extravasar eu decidi fazer uma brincadeira de morto ou vivo, que foi aliás uma sugestão de uma das meninas. Então para não passar em branco eu coloquei algumas regrinhas como cada um possuir um número e o número que eu chamasse deveria "morrer" e os outros continuarem "vivos". Para deixar um pouco mais difícil e divertido eu dizia números bem grandes para mais de um ter que abaixar. Eles se divertiram bastante. Acho que é importante saber improvisar nas horas que falta subsídios!

Ludmylla Boechat

2 comentários:

  1. Oi Ludmylla, muito boa sua iniciativa, mas vai ser sempre assim nessa escola? Ou essa situação foi uma exceção? abraços

    ResponderExcluir
  2. Realmente, é importante essa capacidade de improvisar e tem maneiras muito legais de fazer matemática brincando como fazemos no quadro ou fora do quadro com exemplos como o seu de morto ou vivo, ou brincadeiras de medição: se esticar no chão e ver quantos/as profes mede a sala, quantos cadernos mede a profe, quantos cadernos mede a sala, etc, e brincadeiras de contar: de 2 em 2 (quantos pés temos entre todos? chutes e depois contar, mas ... vai ser mais rápido contar de 2 em 2), quantos dedos nas mãos de todos nós (contar de 10 em 10), quantos dedos se escondermos uma mão (nos chutes pode ser que alguém diga metade dos dedos da conta anterior, será? vamos contar de 5 em 5). Se divirtam!

    ResponderExcluir