Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

II Workshop

              A caminho do II Workshop de formação, nós, educadores de Fortaleza estávamos conversando no avião e vimos que muitas das nossas dificuldades eram iguais, e outras diferentes. Aos poucos, vimos que dicas foram importantes para ajudar quem ainda não havia começado. Então ficamos intrigados em saber como foi nas outras regiões, que dificuldades encontraram, quais sugestões e dicas eles teriam para nós! As expectativas eram muitas!
            No primeiro dia do II Workshop, pudemos perceber que não estávamos sozinhos e que muitas dificuldades que tivemos os nossos colegas de outros estados também tiveram. As sugestões do Bob e Ellen foram muito importantes. Os relatos dos educadores foi muito rico, ouvir de outros professores que algumas de suas aulas eram conturbadas por causa da inquietação dos alunos foi importante para vermos que sempre haverá alguma turma assim.
            Umas dos pontos mais importantes foi nossa reflexão sobre nós mesmos além de ouvir críticas, elogios e sugestões dos colegas, pois erros que passaram despercebidos para nós eram notados pelos outros educadores e foi um momento de construção e aprendizado.
            Nas avaliações ficamos muito intrigados com algumas questões “ambíguas” e nos perguntamos o porquê delas! Achamos interessante levar em consideração a maneira que as crianças interpretariam a avaliação, podendo haver mais de uma resposta correta. Usualmente as escolas não aplicam questões nesse estilo, e quando a questão tem duplo sentido, a coordenação ou aceita apenas uma resposta correta ou anula a questão.

            Estamos com uma grande expectativa em relação à avaliação dos alunos da UFRGS, pois sabemos a importância de ter uma avaliação individual em relação ao método “The Math Circle”, pois às vezes temos pequenos vícios que não percebemos, erros simples que cometemos e alguém de outra área poderá nos ajudar muito. Acreditamos que será uma troca mútua, iremos ajudá-los em sua formação e vice-versa.

Relato escrito na volta para casa.
Carla Vital e italo Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário