Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Olá pessoal!
Semana passada fiz a atividade da reta dos números, como na sala tem muitos brinquedos - entre eles um dinossauro que as crianças não soltam - resolvi usar o dinossauro para a atividade ficar mais visual.
As crianças nomearam o dinossauro de Didi, e após algumas perguntas com o Didi caminhando de um em um resolvi dificultar um pouco, agora o Didi saltava de 3 em 3, assim perguntas como '' quantos saltos será necessário para ele pegar a carne?'' E '' sabendo que ele deu quantos saltos aonde ele parou?'' Foram respondidas com o empenho de todos. Essa turma em especial era muito agitada e tornava difícil fazer as atividades, porém, em uma reunião com os educadores aqui de Brasília, perguntei como seria para melhorar a situação, uma das idéias que me foi dada e foi muito eficaz foi a de perguntar para as crianças o que seria necessário para todas prestarem atenção na aula, e assim fazer uma lista de regras criadas por elas mesmas, elas costumam obedecer as regras que elas mesmas criaram, e quando saem um pouco da linha eu aponto as regras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário