Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Números fáceis e números difíceis.

Minha primeira postagem no blog sobre minhas primeiras surpresas durante as aulas do Círculo. Como atividade lúdica, escolhi as sobre números capicua e a Chegue ao Um, as duas para serem faladas no mesmo dia.
Na primeira, a aula era dividida em três momentos: definição de capicua, exemplos e mostrar como se acham números capicuas. É muito bom ver que, após alguns exemplos, os alunos percebem algum padrão e logo conseguem montar e dizer números capicua. Além disso, quando chegamos na parte de achar números capicua usando simples soma, alguns conseguem "prever" números que precisarão de muitas somas e outros que em poucas dão logo o resultado.
A atividade Chegue ao Um foi um pouco complicada para as turmas com alunos mais novos. Primeiro porque nem todos sabem o que é par e ímpar, e depois porque eles não sabem multiplicar e dividir direito (confundem as operações e o próprio sinal). Para essas turmas, deixei que eles ficassem com o pensamento sistemático (se par, dividir; se ímpar, multiplicar e somar), e eu dava o resultado numérico da conta. Nas turmas maiores, isso não foi necessário, isto é, os alunos faziam tudo. O bom foi ver que, não importando a turma, todas queriam testar com o número 1 também, percebendo o loop (4, 2, 1) e se questionavam quais números davam mais trabalho (números difíceis) e quais eram simples (números fáceis).
De fato, fiquei surpresa ao ver como eles conseguem desenvolver um pensamento interessante nos problemas mostrados. Espero ainda ficar muitas vezes assim.

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