Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Números entre números

Nessa semana trabalhamos a atividade Números entre números em uma turma do 4º ano.
Perguntei a eles se havia algum número entre zero e um. Todos foram unânimes: NÃO! Questionei se eles tinham certeza, e então eles começaram a pensar. Como eles não faziam ideia do que dizer, desenhei um quadrado no quadro e o partí no meio. Perguntei a eles em quantas partes eu dividi e eles responderam: "duas!". Então apaguei uma das metades e perguntei "quanto de quadrado" temos agora. Um aluno respondeu que era meio. Então questionei "O que é meio?". Eles ficaram pensando e depois responderam que era metade. Então perguntei como eu poderia representar essa metade, esse "meio número", como eles tinham sugerido. Alguns sugeriram que eu representasse como zero, então voltei ao quadrado e fiz eles perceberem que tínhamos dividido 1 em 2, e depois de mais alguns esforços chegamos ao símbolo 1/2 para o "meio número".

Nenhum comentário:

Postar um comentário