Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

domingo, 31 de agosto de 2014

A Máquina de Função


Olá galera. Tudo bem?

Essa semana eu não consegui escrever na quinta-feira, que é meu último dia de aula, porque fiquei bem gripada. Mas peguei as anotações de quinta e hoje estou aqui. ^.^
Bem, minha questão hoje, a priori, é meio frustrante...

É que no livro 1 do Círculo um dos exercícios que eu mais gostei foi o da Máquina de Função. OK. Tudo certo até ai. Pra mim ele é um dos mais legais e eu tinha quase que certeza absoluta que as crianças iam adorar, iam super se envolver e tentar resolver e descobrir os segredos de transformação da máquina.

No entanto, para a minha surpresa, no início, não foi bem assim que aconteceu....
Eu fiz a máquina no quadro mais ou menos assim:


O primeiro "segredo" que a máquina me contou foi o de que entravam e saiam os números conforme a Tabela 1:

Entrada
Saída
1
2
2
3
3
4
 5
                Tabela 1

A cada número que entrava, as crianças sabiam me dizer exatamente qual seria o próximo número a sair, mas não sabiam me dizer porque. E assim foi quase que a aula toda...

O que me frustrou foi que, pelo quadro do desenrolar da aula, eu achei que algumas crianças não acharam graça no exercício e nem davam palpites nem nada. Eu chamava elas, perguntava qual número elas queriam que entrasse, qual iria sai, mas nada da empolgação ou entusiasmo esperados. Era uma terça - feira de chuva e a maioria das crianças não tinham ido pra escola e a turma, naturalmente, já estava menos cheia mesmo.

Mas, como eu disse anteriormente, a frustração foi somente a priori. O que aconteceu e que foi o mais interessante é que depois que eu aumentei o grau de dificuldade da regra de entrada e saída dos números, as crianças interessadas passaram a se interessar mais e as crianças desinteressadas, começaram a dar palpites.

Depois da primeira e de outras tabelas, a última tabela que fiz foi a seguinte:

Entrada
Saída
100
50
150
75
200
100
250 
 125

Ou seja, saía sempre a metade do número que entrou. E para minha surpresa... Todas as crianças estavam participando.... Fiquei tão feliz e emocionada com tudo isso. O que pude concluir é que não era a atividade que era chata e nem eu que não estava sendo legal o suficiente. Na verdade, o exercício estava fácil demais e as crianças não estavam se sentindo desafiadas.
Bom, mais uma lição aprendida!!!!!










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