Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

sábado, 23 de agosto de 2014

Aos negativos e além!

Olá pessoal!
Essa semana, na maioria das turmas, foi dia de explorar os números negativos. Acredito que seja muito mais difícil  induzir as crianças a descobrirem a existência dos números negativos do que fazer operações com eles, elas tiram de letra. Por exemplo, se eu pergunto "Quanto é 5-6?" eles respondem em coro: "ZERO!", agora se eu digo "Vocês têm 5 reais e compram um sorvete que custa 6 reais, quanto vocês ficaram devendo?" eles respondem: "Um". Isso me deixa maravilhada: o modo com que eles intuitivamente sabem matemática, mas acham que não sabem.
Já na reta tudo fica mais claro pra eles.

Teve uma turminha de primeiro ano em que eu perguntei: "Quanto é 4-5?" e uma aluninha respondeu: "Depende. Na reta dá 1 menos*, nos dedos é zero".

Na turminha da foto, todos foram à lousa fazer continhas com os negativos na reta. No final da aula, consegui fazer uma Máquina de Funções em que só entravam números negativos. A regra era somar 3, no inicio eles confundiram somar com subtrair, mas um aluninho pediu pra eu fazer a reta pra ele conferir e aí ele matou a charada.

Abraços e uma boa semana a todos!

Kayleigh,
São Paulo.



Um comentário:

  1. Super bacana ver como as crianças tem noção de números negativos mesmo sem ter sido formalmente apresentadas a eles. Seria interessante ver uma lista com expressões diversas que encontramos ao longo do nosso trabalho.

    ResponderExcluir