Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

domingo, 24 de agosto de 2014

Multiplicação

Oi pessoal, como vão?
É um prazer enorme estar fazendo parte deste projeto tão incrível que é o Círculo, tratando matemática de uma maneira completamente diferente de tudo o que eu já tinha visto. Este é o meu primeiro post aqui então como diria Caio F. Abreu, desculpem pelo meu jeito, meu mal jeito ou minha falta de jeito, rs.
Bom, em todas as turmas eu iniciei as aulas com a reta dos números e, dependendo da dificuldade da turma,  eu conseguia introduzir ou não os números negativos. Em algumas eu tinha que focar mais nas operações básicas e não conseguia chegar à uma ideia de números "abaixo de zero".
Nesta semana o que mais me impressionou foi uma turminha do segundo ano que estava acompanhando muito bem os passos que a nossa "elefanta Nina"... ela andava para a frente e para trás e eles conseguiam entender bem a ideia de somar e subtrair. Começei a perguntar se ela desse pulos de 2 passos, onde ela iria parar? Depois fui aumentando os números e eles descobrindo. A aula já estava acabando quando uma aluna chegou intrigada e me perguntou '' Professora, eu tô fazendo conta de vezes?" e eu respondi "Sim, você está!" Ela ficou muito espantada e disse que ia contar para a mãe o que estava fazendo. Fiquei muito feliz ao ver que como ela e os demais se divertiram e aprenderam com a aula.
Depois disso, a professora da turma que também estava na sala de aula veio conversar comigo, dizendo que a aula foi muito boa e que o projeto estava de parabéns.
Bom, é isso... até a próxima semana.
Abraços :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário