Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

domingo, 24 de agosto de 2014

Como Introduzir os Números Negativos?

A partir de conversas com outros educadores de São Paulo, sobre a dificuldade de introduzir os números negativos e das sugestões que me deram, comecei a falar de números negativos, numa turma de quinto, refletindo junto com eles a ideia de ganhar e dever dinheiro. Após um dos saltos cair antes do zero na reta numérica ao fazermos a operação 4-5 na mesma e eles dizerem que não dava para calcular, perguntei para eles se já tinham visto o extrato de banco dos pais deles (depois que a ideia de temperatura não deu certo). A grande maioria disse que já tinha visto e então perguntei se haviam números com o sinal de menos e eles disseram que sim. Comentei com eles que isso ocorria quando estávamos devendo aquele valor, que podia ser tarifas que o banco cobrava ou dinheiro que estávamos devendo. Fomos conversando e perguntei a eles: “E se eu tenho 20 reais na conta e devo 40 reais, o que acontece?”, colocando 20 - 40 na lousa. Um deles disse que ficaria com zero e então eu perguntei: “Mas você não vai continuar devendo dinheiro? Os alunos disseram que sim e eu perguntei: “Quanto?”. Foi muito gratificante quando eles disseram que ficariam devendo 20 reais. Depois disso resolveram, sem problemas, a operação 4 – 5 e a aula, infelizmente, chegou ao final.

Ana Paula Irineu,
São Paulo. 

2 comentários:

  1. Super legal Ana Paula, parece sim que a ideia de dívida é a que mais carrega a intuição de número negativo no nosso contexto nacional. Alguém aí conhece outras formas? Alguém já tentou com o subsolo? Abraços

    ResponderExcluir
  2. Flávio, acredito que a ideia do subsolo esteja muito mais distante das crianças do que as temperaturas abaixo de zero, principalmente para aquelas de escolas mais carentes. Eles não têm familiaridade com elevadores, andares etc, tanto que não obtive êxito tentando introduzir essa ideia, pois eles não veem isso como sendo algo abaixo de zero ou negativo.
    Quando pergunto se existe algo antes do zero na reta, tenho respostas como "Existe o abaixo de zero" e daí tento levá-los às temperaturas. Espero que alguém tenha conseguido com o subsolo e possa dar algumas dicas. Abraços.

    ResponderExcluir