Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Início das aulas no Rio


Começo da segunda semana de aulas aqui no Rio de Janeiro, então eu vou comentar um pouco como foi essa primeira semana dando aula para as turmas de segundo, terceiro e quarto ano.
Essa foi a primeira vez que eu dei aula para crianças e confesso que estava bastante temerosa em como ia ser essa experiência, além de muito ansiosa para o início das aulas.  Resolvi iniciar as aulas com algumas das atividades propostas no livro do Círculo para entender como eles pensavam e  ver como eu me saia durante a aula.
Com a atividade da bailarina as aulas foram um sucesso e algumas turminhas foram bem mais longe do que eu esperava, todos ficavam extremamente felizes em descobrirem esses novos números com o sinal de negativo na frente. Já nas primeiras turmas que eu tentei mostrar a soma de Gauss, as coisas não saíram muito bem, logo tive que mudar de atividade. Algumas aulas foram um pouco mais complicadas para obter o controle da turma e a atenção deles, mas a disposição dos alunos em meia lua ajuda muito nesse sentido.
E foi de muita ajuda as postagens no blog, achei muito bom falar das compras “a fiado” quando conseguia mostrar os números negativos na reta da bailarina. E essa semana eu comecei com o mercadinho para ter uma aula um pouco diferente, especialmente nas turmas do segundo ano, e achei interessante ler sobre o desenvolvimento da atividade nas postagens. Estou curiosa para saber como vai ser a evolução da brincadeira com as minhas turminhas.
Até agora só tenho a dizer que foi bem divertido, e as crianças parecem estar gostando do Círculo, além da escola ter sido maravilhosa e extremamente receptiva. Nada melhor do que as crianças perguntando quando vai ser a próxima aula com uma cara toda animada.
Boa semana de aula a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário