Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

PAR OU ÍMPAR?

Boa noite pessoal,

na semana passada trabalhei com os números pares e ímpares com os aluninhos de 1, 2 e 3 ano..... uma turma em especial era bem dificil de conseguir atenção....Ahhh mas com as palmas, tudo ficou mais fácil.... comecei escrevendo na lousa....e perguntando....1...é par ou ímpar?...vários alunos...par...ímpar... então perguntei e o 2?.... as mesmas respostas indecisas.... então, representei os números com bolinhas .... 1 e uma bolinha....2 e duas bolinhas e assim fomos até o 10....então perguntei novamente....nada mudou!... lembrei de uma definição que escutei de um aluno do ano passado..ele disse" ah professora, é fácil... olha o número 1..ele é sozinho....então ele é ímpar,..mas o 2....ahh o dois tem um amiguinho...que faz um par com ele...ninguém fica sozinho..então ele é par.."
 Contei aos alunos...e número por número fomos formando pares com as bolinhas.,,e então perguntava novamente...bom...visualmente todos entenderam....ai perguntei...e o número 2281 é par ou ímpar? Nossa...diversas teorias surgiram, " é par professora, porque tem o número 2, 2 e 8 e eles são pares.." " Claro que é par professora...olha só...22 e 81, formam pares"....
Então escrevi na lousa 1, par ou ímpar?.....todos responderam ímpar.... E 81? a maioria ímpar...e 281? a mesma maioria....E 2281? dúvida geral.... Pensei... Meu Deus.... e agora? Então abaixo da linha de um à 10 escrevi de 11 à 20 e perguntei um a um....a maioria acertava..até que um aluno disse..."professora, é muito fácil,,,só olhar o ultimo número,,,se for ímpar o numero todo é ímpar...mas se o ultimo número for par...ai o numero todo é par.." Perguntei, tem certeza? E se fosse um milhão e um ? ele ímpar...claro.." Eu ainda não satizfeita...falei..... eu tenho certeza que o 50 é ímpar.... um deles falou,   "não professora...é par....porque posso dividir por 2", detalhe, esse aluno não era da minha turma... estava na sala por mal comportamento... fiquei mega feliz...
Mas a parte que realmente prendi a atenção deles foi na hora das palmas,,,,, um grupo par... outro ímpar..as crianças adoraram... e eu me diverti muito...Porém, a melhor parte, foi esta semana com a mesma turma, pedi para fazer um desenho de tudo que vimos..uma pequenina do 1. ano desenhou a reta e escreveu apenas os números pares... e uma outra reta com os ímpares... ela não sabia porque, mas sabia que eram diferentes....
Essa aula foi uma das poucas que consegui a atenção das crianças do 1. e 2. ano...mas percebi que a informação chegou até elas.... Esse é o primeiro tijolinho.... semana que vem.;;colocarei mais um =)

bjs
Jana

Nenhum comentário:

Postar um comentário