Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

sábado, 20 de setembro de 2014

Olá pessoal!
Quarta-feira entrei em sala e estavam todas as crianças pulando e correndo, pedi para elas pararem com a bagunça e uma me respondeu:
-Tio, não estamos fazendo bagunça! estamos brincando de tartarugas ninja! ( pessoalmente não sei bem qual a diferença entre brincar de tartaruga ninja e fazer bagunça =p)
Resolvi então fazer uma atividade com o pouco que me lembro sobre tartarugas ninja pois parecia o único jeito de conseguir a atenção deles, para conseguir a atenção deles perguntei:
-Quero saber quem é que sabe mais sobre tartarugas ninja?
Logo vi que virei o centro das atenções, desenhei tartarugas ninjas no quadro e perguntei o nome de cada uma, então cheguei aonde queria chegar :
-E alguém pode me dizer qual é a comida preferida das tartarugas ninja?
As crianças em uníssono responderam:
-Pizza!!!
Estava então definida minha aula, iria falar sobre frações usando o exemplo batido da pizza, perguntei quantos pedaços tinha uma pizza, quantos pedaços cada uma das tartarugas iria comer, quantos pedaços cada um comeria caso fossem cinco pizzas, sabendo que o michelangelo ( acho que é esse o nome ) gosta muito de pizza e vai comer o dobro dos pedaços que os outros irão comer, quanto cada um iria comer, e assim fluiu a aula.
Usando a pizza que é um exemplo que está sempre nas aulas de frações mas colocando o contexto das tartarugas ninja elas se sentiram animadas para participar da aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário