Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

sábado, 27 de setembro de 2014

Olá pessoal... nessa semana iniciei as aulas em algumas turmas com aquela brincadeira das palmas. Começei perguntando se eles sabiam o que eram números pares e eles responderam que eram os números da tabuada do 2, anotei no quadro, Depois, perguntei se eles sabiam o que eram números MÚLTIPLOS DE 3. Todos fizeram cara de "Ai  meu Deus, do que ela está falando?"  e eu também fiz a mesma cara. Perguntei em seguida se a palavra múltiplo lembrava alguma coisa e eles disseram que sim, lembrava multiplicação. Como estávamos falando dos números múltiplos de 3, perguntei onde poderíamos encontrar alguns números múltiplos de 3 e, a partir da resposta obtida pelos números pares, eles concluíram que poderíamos encontrá-los na tabuada no 3. Com isto, dividi a turma em dois grupos (pares e múltiplos de 3) e pedi para baterem palmas cada vez que eu falasse um número que fizesse parte do seu grupo. As crianças foram notando que os números 1, 5, 7, 11 ... eram  números que não recebiam palmas e então decidimos chamá-los de excluídos. Fizemos isto até o 23 e como já estava acabando a aula, pedi para cada um escolher um número dos que eram excluídos e guardar para dizer na próxima aula. O que pensei foi, como estes são os números que "dão certo"  na atividade do relógio, vou tentar na próxima aula introduzir a ideia de números primos... espero que dê certo :D
É isso... até mais

2 comentários:

  1. Muito legal Jaque!! Ótima ideia pra introduzir o conceito de primos! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Samanta! Na outra aula eles não lembraram muito bem o quais os números que eles tinham escolhido, então relembramos e começamos a fazer as tentativas no relógio :)

    ResponderExcluir